Categorias

Pois é...

Incentivado pelos amigos, resolvi entrar na onda do blog. Este meio de expressão não tem pretensão maior no campo literário, por assim dizer. Desejo, tão somente, partilhar o olhar sobre os acontecimentos que observo ao derredor. Meu compromisso é com a informação, sem preconceito de natureza alguma.
Espero que os leitores participem deste espaço, enviando manifestações. Todas serão acolhidas com espírito democrático. Portanto, façam contato.


Política e afins

        *Hoje à noite deverá ocorrer a última Sessão Ordinária na Câmara de Vereadores de Cachoeirinha. É na própria que acontece a eleição da Mesa Diretora para comandar a casa legislativa em 2014. Claro, se tudo sair de acordo com protocolo, sem esquecer que política é como nuvens, no dizer de Magalhães Pinto: “A gente olha e elas se apresentam de um jeito. Voltamos o olhar e elas já estão de outra forma”.
        *Antônio Teixeira (PSB), o presidente que está saindo, deixa a marca forte do bom gestor. Imprimiu total transparência no uso dos recursos públicos. Nada a esconder e do que se esconder. Que o digam os funcionários efetivos, e que vêm de longe...
        * No campo da política não economizou diálogo, inclusive com aqueles que dele discordavam. Foi paciente e tolerante com a oposição formal no âmbito do Poder Legislativo. Enfrentou com altivez os críticos internos de seus movimentos políticos balizados pelos princípios da democracia representativa e direta, como aconteceu nas manifestações históricas de junho.
        *A partir de amanhã o vereador Luis Henrique Tino (PMDB) assume a presidência da Câmara de Vereadores. Caso a tratativa política acertada não imite o movimento das nuvens. Se Tino seguir os passos de Teixeira também logrará êxito em sua gestão. Para tal não será precisa esforço inútil para reinventar a roda. Basta seguir a rota.
       *Levando em conta o seu perfil político e as companhias que terá na Mesa Diretora, aposto que tentará reinventar a roda e a rota, o que contribuirá para elevar a temperatura política dentro e fora do Poder Legislativo.
      *O próprio Antônio Teixeira, experimentado e conhecedor da estrutura da instituição, promete fiscalizar com lupa os atos de seu sucessor. Claro, não estará sozinho na empreitada. Terá o apoio necessário de alguns de seus pares, mesmo os de fora de sua base política, e a cooperação de setores da sociedade atentos e dispostos a cooperar com quem zela pelo interesse público.
      *Não se pode tolerar o suo indevido e o abuso sem parcimônia com os recursos públicos. É preciso estar de olho nos gestores e denunciar as mazelas. E no âmbito municipal, existem ferramentas que colaboram para que opinião pública não seja ludibriada. Principalmente em tempo de redes sociais. Os sacanas deverão ter os nomes e as atitudes propagadas para que sintam vergonha de sair à rua.
      *Obviamente que a fiscalização exercida pela sociedade precisa ir ao encontro dos mecanismos dos vários aparelhos de Estado com tal finalidade. Tribunal de Contas e Ministério Público são exemplos destes meios.
      *A imprensa e os comunicadores independentes também contribuem para a formação de consciência e opinião. Estes precisam atuar de forma decisiva na busca da informação correta, destituída de paixões ideológicas provisórias. Liberdade de expressão requer responsabilidade ética no que é dito ou escrito.
      *Honestamente, fico na maior torcida pelo bom desempenho do vereador Tino. Impossível negar seu esforço para construir a conquista de dois mandatos. E agora chega ao cargo máximo da carreira ao assumir a presidência da Câmara de Vereadores. Modestamente, terá deste colunista apoio e incentivo nas ações legítimas que promover em função da coletividade. Da mesma forma que terá um crítico mordaz no desvio de qualquer conduta minimamente aceitável. Ponto.



Seguidores