Reforço na segurança
Na sexta-feira, a secretaria municipal de Segurança e Direitos Humanos de Cachoeirinha recebeu em seus quadros o reforço de mais 56 guardas, que concluíram o curso de formação, ministrado pela Fundação da Brigada Militar. A cerimônia oficial aconteceu no Centro de Ensino Superior Cesuca. Presença de autoridades e convidados contribuíram para estimular a nova equipe que vai atuar na defesa dos cidadãos e do patrimônio da municipalidade. Airton Espíndola, secretário da pasta da Segurança e Direitos Humanos, era a "cara do contentamento". Nem poderia ser diferente.
Ele é conhece os caminhos por onde transita. É do ramo, por assim dizer. Sabe que a sociedade clama por paz e tranqüilidade. A bem verdade, a secretaria sob o comando de Espíndola conseguiu bons avanços em sua estrutura operacional. Claro, que é preciso mais. Sempre mais. A cada dia os desafios aumentam e exigem novas medidas para estar à frente dos que ousam causar prejuízos à cidadania. Razão pela qual os homens e mulheres que atuam no dia a dia da segurança e da ordem pública precisam de permanente reciclagem de conhecimentos.
Saber como prevenir e agir em situações singulares requer investimento e dedicação ininterrupta. Que os novos agentes que se formaram, sob a coordenação de Aline dos Santos Gutterres, na semana passada, possam trabalhar orientados pelos limites da legalidade. Protegendo, repito, os bens públicos e a coletividade.