Categorias

Pois é...

Incentivado pelos amigos, resolvi entrar na onda do blog. Este meio de expressão não tem pretensão maior no campo literário, por assim dizer. Desejo, tão somente, partilhar o olhar sobre os acontecimentos que observo ao derredor. Meu compromisso é com a informação, sem preconceito de natureza alguma.
Espero que os leitores participem deste espaço, enviando manifestações. Todas serão acolhidas com espírito democrático. Portanto, façam contato.


JOGO RÁPIDO


- O governo do prefeito Vicente Pires (PSB) tem em seus quadros alguns secretários com alta qualificação técnica. Alguns, especialistas em suas funções. Outros, no entanto, até agora ainda não conseguiram mostrar a que vieram. E o mandato do chefe do Executivo já entrou no segundo tempo da partida, por assim dizer.


- Tomara que no segundo tempo o time escalado por Vicente Pires surpreenda e faça gols de placa. Até aqui, apenas alguns passes isolados ainda embalam a expectativa de que alguma goleada poderá balançar a rede de nossas esperanças. E olha que o plantel joga sem marcação serrada, por enquanto.


- Metáforas futebolísticas à parte, a verdade é que o prefeito tem esmagadora maioria na Câmara de Vereadores e compôs o seu governo com a quase totalidade das forças partidárias com atuação do lado de cá da ponte sobre o Rio Gravataí. Isolou o Partido dos Trabalhadores numa oposição pífia, resultado de falta de interesse e até em razão de interesses subalternos.


- Mesmo dando cartas e jogando de mão, Vicente Pires conseguiu abrir flancos de oposição nos últimos dias. Perdeu um vereador de sua base, ao que tudo leva a crer. Marco Barbosa virou franco atirador ao colocar-se ao lado de sindicatos em luta por interesses corporativistas e contrários a uma suposta privatização dos serviços de água e esgoto no município.

- Acuado, o governo não conseguiu produzir contra informações minimamente eficientes para mostrar sua versão a respeito dos fatos. Aliás, a secretaria de Comunicação da administração de Vicente Pires tem tido um papel coadjuvante no conjunto das demais. Amadores de primeira linha, salvo este ou aquele profissional, perdido no redemoinho, onde a bússola enlouquecida aponta para todas as direções, menos para o norte das questões relevantes.

- Pois, é dada como certa a volta de Loreny Bittencourt para comandar uma espécie se secretaria geral de governo, na prefeitura. Gerentona na pura acepção do termo. Uma missão a altura da Dama de Ferro. Loreny tem biografia para o desafio. Talvez ela consiga libertar Vicente de seu próprio eixo e livrá-lo do centralismo absoluto das decisões, prática comum entre os que acham que mundo se move ao redor do eixo umbilical.

- Caso a nomeação se confirme, a Dama de Ferro terá que montar um birô político para estabelecer metas de gestão e criar canais efetivos para a participação da base partidária aliada. E mais: encontrar formas de trazer a participação da sociedade para dentro das ações do governo. Sem este link com a realidade tudo o mais será ficção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores