Categorias

Pois é...

Incentivado pelos amigos, resolvi entrar na onda do blog. Este meio de expressão não tem pretensão maior no campo literário, por assim dizer. Desejo, tão somente, partilhar o olhar sobre os acontecimentos que observo ao derredor. Meu compromisso é com a informação, sem preconceito de natureza alguma.
Espero que os leitores participem deste espaço, enviando manifestações. Todas serão acolhidas com espírito democrático. Portanto, façam contato.


Primeiras palavras

    Depois de escrever colunas por longos anos em jornais, migrei para o “mundo digital”. Essa travessia é um imperativo do tempo onde, cada vez mais, as pessoas estão conectadas com plataformas que oferecem conteúdos dinâmicos e que podem ser acessados em aparelhos eletrônicos cada vez menores e mais eficientes.
      A ordem é mobilidade e velocidade.
A linha da coluna não modifica. A abordagem do social à política expressa o ponto de vista de onde o colunista observa os acontecimentos. Sempre haverá espaço para o contraditório, na medida do bom senso e da legislação.
Esta primeira incursão apresenta aos leitores o resumo de um “bate papo” com o prefeito de Cachoeirinha, Miki Breier, e a primeira-dama do município, Vanessa Morais. Pela relevância política do casal, dediquei esta primeira manifestação no site Seguinte: exclusivamente a eles.
    A coluna sai às terças-feiras ou a qualquer momento da forma extraordinária, em caso de conveniência!


Boa leitura.


Cumplicidade política e amorosa




    Na terça-feira da semana passada, pontualmente às 18h conforme combinado, o prefeito de Cachoeirinha, Miki Breier (PSB), a primeira dama do município, Vanessa Morais, e a jornalista Gisele Ortolan, assessora de Comunicação do governo municipal, receberam o colunista e a fotógrafa Maria José de Oliveira, a Zeza, para um “bate papo” quase informal a respeito das mudanças no cotidiano do casal, que antes do primeiro dia do ano vivia o “dia a dia” das atividades parlamentares na Assembleia Legislativa.
    Agora os tempos são outros, assim como a complexa realidade de administrar uma das prefeituras mais importantes da Região Metropolitana de Porto Alegre tem inferências de ordem diferente. Embora as atividades de um deputado estadual envolvam todo o território gaúcho, a agenda da gestão pública municipal exige enorme emprego de tempo e energia do chefe do Poder Executivo e de seus colaboradores.
       Tal redunda em renúncias que, por vezes, podem afetar a vida pessoal dos “empoderados”, por assim dizer. Sem cumplicidade política e amorosa fica impossível enfrentar os fortes ventos e as marés altas, tão rotineiras neste tipo de atividade. Afinal, governar também implica em contrariar interesses.
Vanessa conhece Miki como poucos. Foi sua assessora durante 10 anos no Palácio Farroupilha. Nesta semana completam três anos de relacionamento conjugal e maior cumplicidade política. O professor Breier é formado em Filosofia pela Faculdade Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em Viamão. Vanessa está na reta final do curso de Ciências Jurídicas, na Faculdade Ritter dos Reis, em Canoas.
     As 6h eles já estão iniciando a jornada diária, depois do lanche matinal. Enquanto Miki faz Pilates duas vezes por semana, Vanessa cuida do corpo com exercícios para fortalecer a musculação. Por volta das 7h ele começa o expediente no gabinete. Ela se dirige para Porto Alegre, onde trabalha como assessora política na Secretaria de Organização do diretório estadual do Partido Socialista Brasileiro.
    Com agendas tão intensas o tempo de lazer fica prejudicado. Reduziram também a quantidade de horas dormidas, que não passam de cinco ou seis, no máximo. Mas, é preciso encontrar espaços para estudos, leitura e trocar afetos com a mascote do lar. Dora, redução de carinhosa de Doralice, é uma Buldogue Francês que não dá a menor bola para a importância política de seus donos. Ela quer saber de doar e receber afetos. Essa sinergia é revigorante, fazem questão de afirmar.


Desafios

    Miki iniciou seu governo imprimindo a marca do dinamismo, dentro e fora da Prefeitura. Gás total para corresponder às expectativas dos cachoeirinhenses. Reduziu secretarias e fundiu estruturas afins. Abriu as portas de seu gabinete às quartas-feiras, sem a burocracia de agendas para audiências. E foi para os bairros com as secretarias chaves de sua administração para conhecer “in loco” as demandas da população.

Impacto da greve

    Com a recessão econômica e o desequilíbrio financeiro herdado, Miki Breier afirma que não teve outra saída a não ser enviar um pacote de medidas para a Câmara de Vereadores propondo cortes de algumas vantagens dos servidores que se acumularam ao longo do tempo e que se tornariam impagáveis ainda este ano.
    A reação dos atingidos pelas medidas de equilíbrio das contas públicas veio com uma greve histórica que só terminou na sexta-feira. Tal fato teve grande impacto em vários segmentos da sociedade. Gerou impasses enormes e desgaste profundo entre os municipários e a cúpula do governo.
Miki avalia que o tempo irá absolvê-lo, especialmente quando os serviços da Prefeitura melhorarem a qualidade de vida em todos os bairros. Reconhece que a tarefa é gigantesca, mas não titubeia na convicção de que acertou em renunciar ao mandato de deputado para ser prefeito e contribuir para o progresso e o desenvolvimento da cidade onde nasceu.


Olhos no porvir

    Perguntado pela coluna sobre o que pretende apresentar no balanço final de seu mandato em 2020, caso não aconteça mudança na Legislação Eleitoral, o prefeito é categórico:
--- Uma cidade mais humanizada, o que implica em melhoria significativa na mobilidade urbana, áreas de lazer recuperadas e cuidadas, políticas de atendimento básico à saúde ampliadas, redução significativa dos índices da criminalidade (em parceria com Brigada Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal), maior oferta de moradias populares com mais recursos para obras de infraestrutura, especialmente no tratamento do esgoto. Neste sentido o meio ambiente, em todo o seu espectro, se situa no foco das atenções do governo. A primeira-dama, e presidente do Comitê Viva Mulher, terá papel importante no desenvolvimento de políticas públicas voltadas às mulheres e às questões de gênero.

Bola em campo

    Já na terça-feira o prefeito estava esperançoso com a iminência de um acordo com o funcionalismo, para cessar a greve.
--- A hora é de colher ensinamentos e estabelecer pactos de convivência em função da coletividade, que é a razão precípua do serviço público. À medida que a atividade econômica seja retomada e o equilíbrio das contas da Prefeitura aconteça, também os servidores municipais serão contemplados em seus pleitos, e isso não pode significar apenas numerários na folha de pagamentos. Ambiente de trabalho, qualificação profissional e resgate da autoestima fazem parte das políticas de gestão a serem atingidas até 2020.

Fim de jogo

    O encontro com o prefeito Miki foi breve, com menos tempo do que eu necessitava para falar sobre todas as coisas da cidade. Mas prefeito é prefeito, e tem lá seus compromissos.
E esse, enfim, é o tema que escolhi para abrir esta nova jornada que inicio no meio virtual, e não faltarão oportunidades para reproduzirmos, aqui, tanto as coisas que vêm do lado do governo quanto os de interesse da comunidade.

Um comentário:

Seguidores