Categorias

Pois é...

Incentivado pelos amigos, resolvi entrar na onda do blog. Este meio de expressão não tem pretensão maior no campo literário, por assim dizer. Desejo, tão somente, partilhar o olhar sobre os acontecimentos que observo ao derredor. Meu compromisso é com a informação, sem preconceito de natureza alguma.
Espero que os leitores participem deste espaço, enviando manifestações. Todas serão acolhidas com espírito democrático. Portanto, façam contato.


Influência no processo eleitoral



    Em outubro teremos eleições municipais. Mandatos serão renovados nos poderes Executivo e Legislativo. Com a nova legislação eleitoral o tempo oficial de campanha ficará mais curto. Inobstante, a partir destes primeiros meses do ano a política será uma das principais pautas dos noticiários. 
    Janeiro começa trazendo alguns nomes que influenciarão decisivamente este processo. No âmbito do PSB o imbróglio é grande. Candidatos foram “estimulados” a mostrar força para ver quem tinha cacife para ser indicado a postular a eventual substituição Vicente Pires no comando da prefeitura. Com as reeleições de José Stédile para a Câmara dos Deputados e de Miki Bréier para a Assembleia Legislativa os vereadores Jack Ritter, Marco Barbosa e João Tardeti se sentiram a vontade para pleitear a indicação. E se jogaram na disputa interna. No apagar das luzes do ano passado Tardeti teve o nome fortalecido por uma consulta às chamadas bases dos pré-candidatos a vereadores “socialistas” e ganhou fôlego em relação a Jack e Marco Barbosa. 
    O complicador para o projeto de Tardeti é que o deputado Miki Bréier deseja ser prefeito de Cachoeirinha e vai tentar decidir a escolha pela instância das lideranças de cúpula do partido. Leia-se: Vicente e Stédile. Nesta perspectiva caberia a tal “base do PSB” homologar o ditame do “andar de cima”. Enquanto o grupo que está há 16 anos no comando da administração municipal tenta encontrar um candidato de consenso, a oposição também terá a difícil tarefa de diminuir a temperatura na fogueira das vaidades para apresentar uma candidatura que estimule a militância e empolgue o conjunto da sociedade com algum indicativo de mudança na forma de governar com mais eficiência os recursos públicos. 
    Os vereadores Irani Teixeira (PC do B), Antônio Teixeira (Rede Sustentabilidade) e a professora Aline Cruz (PT) precisam fazer a “escolha de Sofia”. E mais: atrair o P-Sol para o bloco. Para os observadores da cena política o ano será de fortes emoções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores