Categorias

Pois é...

Incentivado pelos amigos, resolvi entrar na onda do blog. Este meio de expressão não tem pretensão maior no campo literário, por assim dizer. Desejo, tão somente, partilhar o olhar sobre os acontecimentos que observo ao derredor. Meu compromisso é com a informação, sem preconceito de natureza alguma.
Espero que os leitores participem deste espaço, enviando manifestações. Todas serão acolhidas com espírito democrático. Portanto, façam contato.


Política e afins


    *Está para ser sancionada pela presidente Dilma Rousseff o arremedo de Reforma Política produzida pelo Congresso Nacional. Pariram um rato quando deveria ser um elefante. Mudaram alguma coisa para ficar como estava. Bom para classe política e ruim para o conjunto da sociedade.
    *Uma das poucas novidades é que se abrirá uma “janela” para que parlamentares possam mudar de partido e concorrer nas eleições sem perder o mandato. Seroa grande a migração em busca de novos espaços para militar e, principalmente, tentar garantir a reeleição.
    *Em Cachoeirinha não será diferente a busca de vereadores por partidos que possam acolher migrantes de legendas sem possibilidades de somar votos para eleger bancada no Parlamento Municipal. Cálculo que envolva cociente eleitoral é a matéria que político melhor entende. Noves fora ideologias, o valor maior reside justamente na adição e subtração de números que indiquem a melhor posição no boletim de apuração das eleições.
    *Falando em eleições, ao observador medianamente atento não possam ao largo postagens feitas nas redes sociais de ativistas petistas em manifestações contra o governo Sartori, que vive dias de “inferno astral” na política gaúcha. Por óbvio, é natural toda e qualquer manifestação de inconformidade contra governos e governantes que não representem determinados interesses. Mas, a presença de militantes conhecidos nos atos de protestos, deste lado de cá da ponte, também indicam que na virada do ano eles voltarão às ruas na condição de candidatos. O que também é natural. Inobstante, suas posições e posicionamentos têm propósito, articulação e estratégia no tabuleiro do processo eleitoral vindouro.

    *Mudando de assunto: Dia desses uma câmera fotográfica profissional sumiu do Departamento de Imprensa da Câmara de Vereadores de Cachoeirinha. A busca desenfreada por informações que levassem ao paradeiro do equipamento tomou corpo. A segurança privada, que deveria ter “olhos de lince” naquele órgão público, foi acionada. E - pasmem! - somente uma câmera de filmagem está funcionando por lá, afirmam fontes da coluna. As demais - e são muitas - estão estragadas. Servem para “inglês” ver. E para não mostrar atos e fatos que deveriam ser registrados e tornados de conhecimento geral toda a vez que o interesse público assim o exigisse. Bueno! Aperta daqui e dali, e o tal equipamento fotográfico apareceu na sala do Diretor da instituição. Como por encanto. Pelo sim e pelo não, houve até quem teria dito tratar-se de uma “brincadeirinha”. Pode? Tanto pode que aconteceu. Ora, e porque razões quem tem competência para mandar consertar o sistema de vigilância eletrônica não determina o fim da “escuridão” nas lentes do sistema? A transparência administrativa precisa envolver todos os cantos do parlamento municipal. Principalmente por onde circulam eventuais elementos que não resistem em se apropriar dos bens alheios, mesmo que de “brincadeirinha”. Com a palavra o vereador Nelson Martini (PTB), presidente do Poder Legislativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores