Categorias

Pois é...

Incentivado pelos amigos, resolvi entrar na onda do blog. Este meio de expressão não tem pretensão maior no campo literário, por assim dizer. Desejo, tão somente, partilhar o olhar sobre os acontecimentos que observo ao derredor. Meu compromisso é com a informação, sem preconceito de natureza alguma.
Espero que os leitores participem deste espaço, enviando manifestações. Todas serão acolhidas com espírito democrático. Portanto, façam contato.


Foco



    As manifestações de domingo levaram multidões às ruas das capitais brasileiras e ao interior de alguns estados. Diferentemente das abrangentes pautas de marco e abril, desta vez o foco era a presidente Dilma e Lula. 
    A tal voz das ruas entende que eles também são responsáveis pela degradação econômica e pela corrupção que resultou na Operação Lava Jato, que ainda deverá revelar fatos estarrecedores. Claro, faltou colocar no olho do furacão Eduardo Cunha e Renan Calheiros, presidentes da Câmara e do Senado, respectivamente. 
    Quantitativamente, as ruas tiveram esvaziamento em relação a março e aumento se comparado a abril. Em termos objetivos, importa é que o governo está sob fortíssima pressão para encontrar caminhos que reativem a economia e afaste o assustador fantasma do desemprego, que assombra a vida de milhares de famílias.
    Embora o brado dos manifestantes de domingo fosse pelo afastamento da presidente da República, esta pauta ainda não tem razão legal para se colocar na ordem do dia, pois inexiste - até aqui - crime de responsabilidade direta que abra caminho para o processo de impeachment. 
    A costura de “acordão” político com o Senado e setores das “elites” tende a tornar a via do impedimento em algo improvável, embora não impossível. A rigor, para o geral da população relevante é que o Brasil reencontre o rumo desenvolvimentista. Esta tarefa é missão do conjunto da sociedade, mas cabe ao governo e à classe política fazer gestos práticos para unir e apontar caminhos para a saída da crise o mais rápido possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores