Categorias

Pois é...

Incentivado pelos amigos, resolvi entrar na onda do blog. Este meio de expressão não tem pretensão maior no campo literário, por assim dizer. Desejo, tão somente, partilhar o olhar sobre os acontecimentos que observo ao derredor. Meu compromisso é com a informação, sem preconceito de natureza alguma.
Espero que os leitores participem deste espaço, enviando manifestações. Todas serão acolhidas com espírito democrático. Portanto, façam contato.


Política e afins


    *O professor Saul Sastre, que havia sido Diretor de Transportes do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem no governo de Tarso Genro (PT), volta ao Daer para assumir a diretoria de Administração e Finanças. É o Partido Socialista Brasileiro renovando a sua “estadia” na administração pública estadual, agora no governo de José Ivo Sartori (PMDB).
    *Além de emplacar duas secretarias de Estado, o PSB também vai ocupar vários cargos em segundo e terceiro escalões do governo. Ora, e nem poderia ser diferente. Afinal, os “socialistas” foram parceiros de primeira hora do atual governador, justamente quando o Gringo nem pontuava nas aferições dos Institutos de Pesquisas Eleitorais.
    *Cachoeirinha, até aqui tem representação expressiva no governo do Estado. Saul Sastre e o deputado estadual Miki Breier, que é secretário do Trabalho, já “chegaram lá”. Outros logo mais terão os nomes publicados no Diário Oficial. Não será por falta de gente deste lado de cá da ponte que Cachoeirinha deixará de ser contemplada com recursos e obras. Assim espera-se. A conferir.
    *Miki Breier não pretende permanecer no cargo de secretário de Estado do Trabalho pelos próximos quatro anos. O professor deseja ser prefeito de Cachoeirinha, e já “asfalta” o caminho para concretizar o projeto de governar a sua “terra natal”. Por certo, vai fazer a “mosca azul” pousar na mente do prefeito Vicente Pires, indicando o caminho da Assembleia Legislativa como uma possiblidade política em 2018. Tipo uma mão lava a outra.
   *Com esta construção iniciada pelo telhado do PSB municipal, à base do partido - principalmente os vereadores - restará engolir com azeite morno esta paçoca com gosto muito pouco palatável. Mas, quem ousaria meter o pé na moita para enfrentar cobra no ninho? A julgar pelo perfil dos vereadores do partido, mui chegados a dizer amém em troca das benesses do poder, talvez aconteça o desgarre de alguma “ovelha” em idade de desmame.
   *Mas, a chiadeira não irá além de um “mi-mi-mi”. Afinal, quem teria topete para bancar fichas com um deputado em terceiro mandato, secretário de Estado e ungido por Vicente Pires, o homem da caneta com tinta suficiente para nomear e exonerar cargos de confiança e que gosta de colocar arreios em pangaré manso?
   *Talvez Antônio Teixeira tenha o lombo arredio a arreios com chincha apertada. A se confirmar a impressão, poderá sair a galope em direção ao projeto de se construir candidato a prefeito por uma frente partidária oposicionista; a constituir-se. Teixeira, por ter ponteado a votação de seus pares no PSB, além de sua relação de compadrio com Vicente Pires, tinha razões para pensar que a sua indicação para concorrer ao cargo de chefe do Poder Executivo seria uma decorrência natural. Estes “trunfos” poderiam funcionar em processo linear. Mas - como as nuvens - a política tem padrões de movimentos inexatos. Miki Breier se constituiu acima da média e agora já dispara, deixando para traz poeira espessa a confundir os retrancados.

   *Ora, claro que ainda é muito cedo para dar as favas por contadas. Não obstante, o cenário está montado e só poderá haver mudanças significativas diante de desastre causado por algum tornado extemporâneo, o que não é comum quando o horizonte apresenta imagens de “céu de brigadeiro”. A conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores