Categorias

Pois é...

Incentivado pelos amigos, resolvi entrar na onda do blog. Este meio de expressão não tem pretensão maior no campo literário, por assim dizer. Desejo, tão somente, partilhar o olhar sobre os acontecimentos que observo ao derredor. Meu compromisso é com a informação, sem preconceito de natureza alguma.
Espero que os leitores participem deste espaço, enviando manifestações. Todas serão acolhidas com espírito democrático. Portanto, façam contato.


Política e afins


    *Fim de Copa do Mundo “in Terra Brazilis”. Depois do choro e ranger de dentes, por conta do fiasco da Seleção Brasileira, é hora de despertar para o outro certame: o das eleições de outubro. Estas - sim - terão impacto direto no cotidiano da Nação.
    *Entrarão em campo jogadores experientes e também muitos “pernas de pau”. Desta feita a escalação já não terá Felipão como técnico. Os eleitores, com o título em mãos, é que vão delegar mandatos e mandar outros tantos se “arrumar na vida” de outro jeito.
    *No caso específico de Cachoeirinha veremos os que passarão a ponte em busca de votos. Com a lábia de sempre. Depois não retornam para este lado de cá da ponte por sobre o Rio Gravataí. A não ser em “tempo de eleição”.
    *Não por acaso são denominados de candidatos “Copa do Mundo”. O pior é que tem quem neles acredite, como milhões acreditaram que o time “fuleco” Verde e Amarelo (com o perdão do mascote da Copa pelo trocadilho) conseguiria jogar a final do Mundial no Maracanã.
    *Ora, não estou querendo afirmar que os “índios da Aldeia” sejam melhores que os “estrangeiros”, por assim dizer. Me refiro ao compromisso e identidade política dos candidatos com as reais demandas do município.
    *Também não é pelo fato de existirem candidaturas “nativas” que estas estejam a altura da representatividade a que se alçam. Uma coisa é uma coisa e a outra coisa é outra coisa, como afirma o dito popular.
    *Delegar a este ou àquele candidato um mandato de quatro anos para fazer e desfazer em nosso nome apenas por ser conterrâneo é mais do que leviandade: trata-se de irresponsabilidade cívica.
    *Naturalmente, caso o candidato local preencha todos os requisitos necessários para a representação republicana de alto nível seria um contracenso delegar a outrem esta ventura. Mas, o simples fato de pertencer ao lugar não torna este ou aquele em opção politicamente mais correta.
    *O olhar “bairrista” é forma míope de perceber o conjunto. A visão do todo é o
que possibilita enxergar a parte e suas peculiaridades. Fora desta perspectiva terão vez os interesses meramente particulares; sempre em detrimento das razões da maioria.


Um comentário:

  1. De acordo, temos que votar nos mais capacitados sendo estes de Cachoeirinha ou não.

    ResponderExcluir

Seguidores