Categorias

Pois é...

Incentivado pelos amigos, resolvi entrar na onda do blog. Este meio de expressão não tem pretensão maior no campo literário, por assim dizer. Desejo, tão somente, partilhar o olhar sobre os acontecimentos que observo ao derredor. Meu compromisso é com a informação, sem preconceito de natureza alguma.
Espero que os leitores participem deste espaço, enviando manifestações. Todas serão acolhidas com espírito democrático. Portanto, façam contato.


Política e afins


       *Faltando menos de duas semanas para o início dos jogos pelo Campeonato Mundial de Futebol a mídia, e de forma especial a televisão aberta, investe recursos de toda a ordem para fazer o País entrar no “clima da Copa”. São imagens com efeitos especais em verde e amarelo que parecem querer saltar da tela dos televisores direto para as cabeças dos telespectadores. Para incendiar “corações e mentes”.
      *A ideia é motivar a nação a torcer pela seleção, que busca “ficar com a taça”. Ora, claro que a conquista do campeonato será motivo de júbilo para os brasileiros. Mas também é verdade que significativa parcela da sociedade percebe que, em nome da Copa padrão FIFA, faltou o cumprimento de promessas de legado em melhorias para o conjunto da população e sobrou desperdício e desvio de montanhas de dinheiro que foram engordar as contas de poderosas empreiteiras. As mesmas que financiam campanhas eleitorais de quase todos os partidos políticos.
      *Ora, não é por obra do acaso que muita gente está “secando” a seleção do Felipão. Entendem estes que torcer pelo Brasil não é necessariamente o mesmo que torcer pela conquista do Penta. Uma coisa é uma coisa e a outra coisa é a outra coisa.
      *A pergunta dos “secadores” é a seguinte: Quem, de fato, se beneficiará com a vitória da Seleção Canarinho? Os brasileiros, em seu conjunto, vão continuar a andar em transporte público de péssima qualidade. Serviços básicos de atendimento à saúde estão cada vez mais precários. Investimentos em segurança e educação em proporções satisfatórias só aparecem nas promessas dos candidatos em campanha.
      *A frustração com as obras que deveriam ter saído das planilhas de planejamentos e se tornado realidade para melhorar a vida e o cotidiano de multidões de norte a sul do Brasil também leva boa parte dos torcedores à apatia diante do gigantesco espetáculo futebolístico.
      *Ora, até o mais distraído observador sabe que o resultado deste certame terá, de qualquer sorte, impacto na campanha eleitoral para a presidência da República, em outubro. O ufanismo pela vitória e a decepção em função de eventual derrota poderá gerar, cada qual, reações antagônicas.
      *Seja como for, razões não faltam para torcer pela vitória do time comandado pelo gaúcho Luiz Felipe Scolari. Nem tampouco para os que compreendem que a frustração poderá redundar em oportunidade para amadurecer a reflexão sobre o que, de fato, é relevante para a vida real de milhões de brasileiros que vão continuar, com qualquer resultado, a viver em padrões que não são os da FIFA.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores