Categorias

Pois é...

Incentivado pelos amigos, resolvi entrar na onda do blog. Este meio de expressão não tem pretensão maior no campo literário, por assim dizer. Desejo, tão somente, partilhar o olhar sobre os acontecimentos que observo ao derredor. Meu compromisso é com a informação, sem preconceito de natureza alguma.
Espero que os leitores participem deste espaço, enviando manifestações. Todas serão acolhidas com espírito democrático. Portanto, façam contato.


Política e afins

        *O vice-prefeito Gilso Nunes (PMDB) é praticante do tiro com arco e flecha. Tanto gosta que trouxe para Cachoeirinha a etapa final do Campeonato Estadual da categoria, transcorrida no mês passado. E mais: criou condições logísticas para oferecer oficinas da modalidade à comunidade.
        *Em artigos publicados neste jornal e no blog que assino na internet coloquei o alvo nas costas do arqueiro. Construí comentários ácidos em metáforas com teor político associando o vice-prefeito e a sua predileção pela prática do arco e flecha com a ausência de outras práticas administrativas tão necessárias quanto urgentes para o conjunto da sociedade cachoeirinhense.
        *Bueno! No feriado da semana passada, por obra do acaso, nos encontramos no restaurante Aprisko, durante o almoço. Ele com a família e eu junto a amigos.  Num gesto de invejável civilidade política Gilso Nunes veio à mesa em companhia do proprietário da casa gastronômica em inesperado gesto deferência ao colunista.
        *Educado e cavalheiro, pediu desculpas pelo “atrapalho” e iniciamos agradável conversa, no tempo conveniente para a ocasião. Os amigos de minha companhia ficaram impressionados com a polidez e elegância do vice-prefeito.
        *Impossível não reconhecer que Gilso Nunes pertence à categoria de políticos com visão abrangente da função pública que desempenha; desses raros que não se deixam contaminar por passionalidades que dinamitam pontes ao invés de encurtar caminhos.
        *No início do ano, quando assumiu a titularidade do cargo de prefeito, nas férias do titular, chamou ao seu gabinete de trabalho o vereador oposicionista Irani Teixeira (PCdoB). Gesto simbólico e emblemático a um só tempo. Sinal de quem não nutre rancores e entende que posições políticas, na atual conjuntura, tendem a ser pontuais no tempo e no espaço de sua natureza.
        *Posturas semelhantes em relação ao pensamento contraditório também foram praticadas por outros dois políticos deste lado de cá da ponte que tiveram sucesso em suas carreiras, imantadas com luz própria, e romperam paradigmas eleitorais no município: Francisco de Medeiros (PMDB) e José Stédile (PSB).  Não por acaso, ambos governaram por dois mandatos e elegeram os sucessores. Medeiros foi o primeiro deputado estadual eleito para representar Cachoeirinha na Assembleia Legislativa. Stédile trilha o mesmo caminho na Câmara dos Deputados, em Brasília.
        *Na contramão da civilidade e do respeito aos que pensam e se posicionam contra o establishment ficam os rancorosos e passionais. Estes não compreendem que posições antagônicas funcionam como elementos indispensáveis ao estado democrático de direito. Pelo contrário, são adeptos do pensamento único. Por óbvio, arrogantes, não conseguem compreender os desvios dos modelos políticos que tentaram construir sociedades - e fracassaram - a partir de tal premissa ideológica.
        *Não é preciso cruzar a ponte para identificar “este e aquele” com a chamada “boca torta pelo uso do cachimbo”. Eles desfilam com pompa e rara circunstância, no dia a dia. Feito pavões em extinção. Mas essa é outra conversa...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores