Categorias

Pois é...

Incentivado pelos amigos, resolvi entrar na onda do blog. Este meio de expressão não tem pretensão maior no campo literário, por assim dizer. Desejo, tão somente, partilhar o olhar sobre os acontecimentos que observo ao derredor. Meu compromisso é com a informação, sem preconceito de natureza alguma.
Espero que os leitores participem deste espaço, enviando manifestações. Todas serão acolhidas com espírito democrático. Portanto, façam contato.


Política e afins

        *Nesta quarta-feira o presidente da Câmara de Vereadores recebe a imprensa para um café da manhã. Antônio Teixeira fará um relatório de suas atividades à frente do Poder Legislativo. Vai dizer da economia e da racionalização que sua gestão operou no parlamento municipal. E principalmente de sua postura democrática no comando da instituição. Este, por certo, será um legado do qual terá motivos para olhar-se no espelho e não desviar os olhos da própria face.
        *Dificilmente seu substituto, seja ele quem for, terá a mesma independência e capacidade política para administrar com igual tranquilidade os conflitos políticos típicos da pluralidade que caracterizam o Poder Legislativo.
        *Sem Antônio Teixeira na presidência da Câmara de Vereadores a oposição, como dois e mais dois são quatro, vai enfrentar um embate mais aguerrido. Antônio, mesmo integrando a base do governo, não se prestava ao papel de “cavalo do comissário”.
        *Pois, hoje à noite entra em pauta na Ordem do Dia das votações na Câmara de Vereadores um Projeto de Lei, oriundo do Poder Executivo, isentando a empresa de ônibus Stadtbus de cobrança de Imposto Sobre Qualquer Natureza (ISSQN).
        *O governo municipal justifica a renúncia de tais tributos alegando que se trata da contra partida da prefeitura para que não haja aumento de passagens. Sendo assim, os outros segmentos de prestação de serviços também carecem de tal benesse para não aumentar preços.
        *Outro projeto que deve gerar polêmica na s votações desta terça-feira é a isenção do ITBI para uma grande fabricante de autofalantes localizada no Distrito Industrial de Cachoeirinha.Fontes primárias apontam para a possibilidade de manifestação do Sindicato dos Metalúrgicos na Câmara de Vereadores.
         *Aliás, o setor imobiliário está insatisfeito, para dizer pouco, com o brutal aumento do ITBI previsto para 2014. O grito da categoria é grande. O aumento deste imposto sobre a transmissão de bens tem combustível para se transformar em fator de inibição de negócios e retração da economia.
        *Alguém pode imaginar a Feira do Livro de Porto Alegre acontecendo no Lami, na Restinga ou no bairro Sarandi? Claro que não. O principal evento literário da cidade tem lugar na região central do município. Pois, em Cachoeirinha a lógica enveredou pela contra mão do bom senso. Deslocaram a 27ª Feira do Livro para o distante bairro Granja Esperança. Dá para entender?
        *A verdade é que faltou dinheiro para o evento cultural. Má gestão, incompetência ou desleixo do governo municipal com a cultura? Eles estão devendo uma explicação convincente. E não venham com o “lero-lero” da descentralização.  Esta conversa não convence.






Seguidores