Categorias

Pois é...

Incentivado pelos amigos, resolvi entrar na onda do blog. Este meio de expressão não tem pretensão maior no campo literário, por assim dizer. Desejo, tão somente, partilhar o olhar sobre os acontecimentos que observo ao derredor. Meu compromisso é com a informação, sem preconceito de natureza alguma.
Espero que os leitores participem deste espaço, enviando manifestações. Todas serão acolhidas com espírito democrático. Portanto, façam contato.


Política e afins

        *Antônio Teixeira (PSB), que deixará na virada do ano a presidência da Câmara de Vereadores de Cachoeirinha, já limpou as gavetas. Passará a ocupar outro gabinete e novo espaço no âmbito do Poder Legislativo municipal.
        *Em janeiro deverá distribuir à comunidade boletim informativo de seus atos administrativos e políticos durante os 10 meses de sua gestão na Câmara de Vereadores. O material está recheado de conteúdo que merecem passar pela análise dos eleitores e da população, em geral.
        *Com a retomada das atividades parlamentares, a partir de fevereiro, Teixeira terá que produzir fatos impactantes no cotidiano de sua atuação parlamentar para continuar merecendo a atenção da mídia, o que não lhe faltou em 2013. Principalmente em razão de sua postura de magistrado no trato das questões de real interesse público.
        *Na semana passada o vereador Luis Henrique Tino (PMDB), que vai comandar a Câmara de Vereadores em 2014, fez seu primeiro movimento em direção ao prefeito Vicente Pires (PSB). Foi ao gabinete do chefe do Poder Executivo em visita protocolar. A propósito: o movimento não deveria ter sido ao contrário?
       *Em Cachoeirinha o prefeito Vicente Pires não se contentou em ter maioria em sua base parlamentar de sustentação política. Desejava governar sem oposição, com a porteira sempre aberta, por onde passa livre boi e boiada, sem qualquer obstáculo.
      *Mesmo com dois vereadores antagônicos, Irani Teixeira (PC do B) e Rosane Lipert (PT), no âmbito do parlamento, via de regra, os interesses políticos e administrativos de Vicente não sofrem revés. Também por lá ele é o senhor do “raio e do trovão”. 
      *Ora, tal espectro é excelente para o governante da ocasião, mas um desastre para a democracia. Sem a possibilidade do embate equilibrado o debate a respeito dos reais interesses do conjunto da sociedade sai prejudicado.
      *Depois das eleições de 2014 emergirá das urnas nova formatação de forças políticas e os olhos, os ouvidos e o faro dos agentes políticos se fixarão em 2016, quando serão eleitos os prefeitos e vereadores.
     *Aliás, muitas das pontes que facilitarão caminhos para 2016 já terão bases construídas em 2014. Ou dinamitadas. Em boa medida os “interesses de paróquia” serão levados em conta no acerto de quem acompanha quem no pleito do ano que chega amanhã.
     *Nesta derradeira coluna do ano, desejo aos leitores que o Ano Novo nos encontre com fé e disposição para enfrentar os ventos e marés nos próximos 12 meses. E, para não perder a oportunidade poética, recomendo pensar no dizer de Fernando Pessoa: “Tudo vale a pena se alma não é pequena (...)”.


Seguidores