Categorias

Pois é...

Incentivado pelos amigos, resolvi entrar na onda do blog. Este meio de expressão não tem pretensão maior no campo literário, por assim dizer. Desejo, tão somente, partilhar o olhar sobre os acontecimentos que observo ao derredor. Meu compromisso é com a informação, sem preconceito de natureza alguma.
Espero que os leitores participem deste espaço, enviando manifestações. Todas serão acolhidas com espírito democrático. Portanto, façam contato.


Política e afins

        *A entrevista do ex- governador Olívio Dutra ao Jornal do Comércio, na semana passada, faz cair por terra o choro e ranger de dentes dos petistas presos na esteira do julgamento do “mensalão”. José Dirceu e José Genuíno alegam que são presos políticos, mesmo depois de longo processo e com o mais amplo direito de defesa. Sem falar que tiveram a assistência de defensores cujos honorários apenas clientes de elite podem bancar.
        *Olívio não os considera presos políticos. Pelo contrário, para o ex- governador petista “Dirceu e Genoino foram julgados e agora estão cumprindo penas por condutas políticas”. No momento em que algumas vozes tentam desqualificar o trabalho do Supremo Tribunal Federal, e em especial a conduta do ministro Joaquim Barbosa, presidente da instituição, Olívio Dutra contribui para o esclarecimento da situação. E com independência de dar inveja.
        *Ora, é no mínimo risível a informação plantada nas redes sociais recentemente apontando para o aumento significativo de filiações ao Partido dos Trabalhadores depois da prisão dos mensaleiros. Pura tentativa de mistificação, que cai por terra com a entrevista insuspeita e providencial do “Galo Missioneiro”.
        *Do lado de cá da ponte, alguns vereadores de primeira legislatura, oriundos de experiências no Poder Executivo, mostram-se desiludidos com as atividades atinentes ao Poder legislativo, onde a ações têm caráter propositivo.
        *Durante a campanha comprometeram-se em “fazer e acontecer”, caso se elegessem. Eleitos, começam a perceber que podem pouco em função dos limites operacionais característicos da natureza da atividade legislativa, precipuamente fiscalizadora.
        *Alguns dos eleitos exerceram cargos em secretarias de governo na prefeitura de Cachoeirinha. Cada qual administrava orçamentos e encaminhava a execução de obras, donde emergiam resultados concretos em determinado espaço de tempo.
        *Agora, na Câmara de Vereadores, o rito e o ritmo são diferentes. Mesmo assim é de fundamental importância para sociedade a ação parlamentar, se exercida com altivez e independência. Em tese, aliás, tal tarefa fica mais fácil para a oposição, caso não tenha nenhum compromisso subalterno com o governo de ocasião.
        *A oposição ganha fôlego quando aponta as inadequações e contradições da ordem estabelecida. E assim se transforma em veículo condutor do contra ponto imprescindível para os fundamentos plurais de uma sociedade democrática.
       *Ora, então o “chororô” de um e outro vereador não tem razão de ser. Foram ungidos por parcelas da sociedade, através do voto. Possuem estrutura logística adequada para o exercício do mandato e são bem remunerados, levando-se em conta a média salarial da maioria dos trabalhadores na iniciativa privada.


Seguidores