Categorias

Pois é...

Incentivado pelos amigos, resolvi entrar na onda do blog. Este meio de expressão não tem pretensão maior no campo literário, por assim dizer. Desejo, tão somente, partilhar o olhar sobre os acontecimentos que observo ao derredor. Meu compromisso é com a informação, sem preconceito de natureza alguma.
Espero que os leitores participem deste espaço, enviando manifestações. Todas serão acolhidas com espírito democrático. Portanto, façam contato.


Política e afins...


        *Magalhães Pinto foi  banqueiro  e Senador da República. E um frasista mordaz. Sobre a política disse: “Política é como nuvem. Você olha é ela está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou”. Pois, neste final de semana o Partido Comunista Brasileiro realizou sua  17 Conferência Estadual, em Porto Alegre. Além das discussões de teses programáticas, o PC do B também renovou sua composição diretiva. A deputada federal Manuela D’ Ávila assumiu o comando da agremiação. Ela, que vai concorrer a deputada estadual nas eleições do próximo ano, terá condições de atrair mais jovens às fileiras comunistas.  O vereador Irani Teixeira, de Cachoeirinha, garantiu espaço, e por conseqüência voz e voto, no Diretório Estadual. E pensar que no início de seu mandato o rapaz teve “perrengues” com membros da direção estadual. Alguns não admitiam o fato de os comunistas, do lado de cá da ponte, se colocarem em oposição ao governo do prefeito Vicente Pires (PSB). Teixeira bateu pé e agora as favas estão contadas.

           *Aliás, mesmo antes destas bem alinhavadas costuras internas, Irani Teixeira vem sendo sondado para disputar uma vaga na Assembléia Legislativa em 2014. É meta partidária, estabelecida na conferência deste final de semana, ampliar a bancada de deputados estaduais. E representantes da Região Metropolitana estão escalados para contribuir com o projeto.

           *Egressos do ninho tucano, que agora se acomodam em meio às pombas socialistas, estranham o fato de haver pouca discussão política no PSB. Eles vieram de uma cultura de muita análise e debates sobre os mais variados temas; vocação intelectual do PSDB.

           *Além da falta desta prática cotidiana, os ex-tucanos também enfrentam dificuldades em encontrar espaços para maior circulação dentro do PSB, que é um partido inchado em virtude de ser governo no município e ter atraído para si interesses diversos. Principalmente de militantes em busca de cargos.

           *Inobstante- e a rigor- os “sociais democratas”, que viraram “socialistas”, não têm razões para ranger os dentes. Afinal, todos aqueles que trocaram de partido ficaram “na boa,” como afirma o dito popular. Ora, é só conferir suas posições administrativas no governo de Vicente Pires. Eles estão no topo.

           *Quem acompanha os movimentos políticos com atenção não deixa de perceber que existe, até aqui, muito ânimo em boa parte dos vereadores de Cachoeirinha, que estão adotando práticas de mobilidade dos mandatos, indo em direção às comunidades.
           
           *São os chamados “Gabinetes Itinerantes”. Cada qual criou um nome para a movimentação parlamentar. Até programação radiofônica tem produção voltada para estreitar os laços com a cidadania.

           *As manifestações de junho ainda estão “fresquinhas” na cabeça dos políticos; claro daqueles que têm algum juízo e estão de olho no próprio futuro. Quem ficar longe do pulsar das ruas estará cavando cova rasa.

            *A pergunta que não pode calar ao secretário Alcides Gatini, responsável pelos projetos habitacionais no município: Como está a situação do loteamento Chico Mendes?


Seguidores