Categorias

Pois é...

Incentivado pelos amigos, resolvi entrar na onda do blog. Este meio de expressão não tem pretensão maior no campo literário, por assim dizer. Desejo, tão somente, partilhar o olhar sobre os acontecimentos que observo ao derredor. Meu compromisso é com a informação, sem preconceito de natureza alguma.
Espero que os leitores participem deste espaço, enviando manifestações. Todas serão acolhidas com espírito democrático. Portanto, façam contato.


O Tempo e o Vento

         Pois, quem foi assistir a adaptação da obra de Érico Veríssimo para o cinema deve ter ficado em estado de êxtase com a fotografia, música, roteiro e atuação impecável do elenco do filme, dirigido por Jayme Monjardim. 
        Para os cachoeirinhenses atentos não passou despercebido um fato curioso: as calçadas de Santa Fé, a cidade cenográfica construída para a ambientação da história na época da Revolução Farroupilha, encontram-se em melhor estado de conservação do que as de Cachoeirinha, no século XXI, e que é um dos municípios com maior arrecadação tributária no RS. 
        Os circulantes cotidianos sabem perfeitamente o quão difícil é a tal “mobilidade” urbana, por aqui, também a pé. O ex-prefeito José Stédile, agora deputado federal, conseguiu fazer duas quadras de “calçadas- modelo” em oito anos de mandato. Seu sucessor, Vicente Pires, já se encaminha para a metade do segundo mandato e até agora conseguiu concluir mais duas. 
        Na obra de Veríssimo, o Tempo e Vento, o escritor nos apresenta uma epopeia épica sobre os primórdios da formação da sociedade gaúcha. Talvez, em tempos outros, alguém também resolva narrar a epopeia da construção de calçadas decentes do lado de cá do Rio Gravataí. Não é possível afirmar que esta história real vá parar nas telas do cinema. Mas, pela morosidade da obra, até lá o vento correrá muitas vezes para norte. E voltará em redemoinhos pelo sul. O tempo e o vento passarão até que tudo resulte em memórias dantanho...



Seguidores