Categorias

Pois é...

Incentivado pelos amigos, resolvi entrar na onda do blog. Este meio de expressão não tem pretensão maior no campo literário, por assim dizer. Desejo, tão somente, partilhar o olhar sobre os acontecimentos que observo ao derredor. Meu compromisso é com a informação, sem preconceito de natureza alguma.
Espero que os leitores participem deste espaço, enviando manifestações. Todas serão acolhidas com espírito democrático. Portanto, façam contato.


Para além dos
 
 centavos


        Movimentos de massa, marcadamente de jovens, têm ganhado as ruas e força nas capitais do Brasil. Num primeiro momento a motivação era de reação ao aumento das passagens e a péssima qualidade do transporte público. Os governos, em todos os níveis, reagiram com força bruta para conter um e outro excesso no curso da marcha. Como as manifestações ganharam força aumentou, proporcionalmente, a truculência policial. Na semana passada em São Paulo, por exemplo, o conflito ganhou ares de “praça de guerra”.    Novas mobilizações continuarão a ganhar corpo e musculatura.
        Obviamente que a questão não se limita ao protesto por causa, apenas, de vinte centavos. A insatisfação é resultante de muito mais: descrédito da elite política e seus governantes, enlameados por acordos espúrios que resultaram em “mensalões e mensalinhos”, direitos civis ameaçados de retrocesso e a falta de perspectiva em soluções institucionais no curto prazo.
        Apesar dos excessos de parte a parte, o fundamental é que a mobilização nas ruas provoque debates urgentes e profundos para que se pense numa nova agenda de políticas públicas para o Brasil e os brasileiros.

Seguidores