Categorias

Pois é...

Incentivado pelos amigos, resolvi entrar na onda do blog. Este meio de expressão não tem pretensão maior no campo literário, por assim dizer. Desejo, tão somente, partilhar o olhar sobre os acontecimentos que observo ao derredor. Meu compromisso é com a informação, sem preconceito de natureza alguma.
Espero que os leitores participem deste espaço, enviando manifestações. Todas serão acolhidas com espírito democrático. Portanto, façam contato.



Causa e Efeito

        A queda do secretário municipal da Segurança e Direitos Humanos de Cachoeirinha, Airton Espíndola, eram favas contadas. Ao ser “arapongado”, fazendo supostas inconfidências a respeito da vida funcional e privada de membros da Guarda Municipal e de personas outras, inclusive sobre a vereadora Jack Ritter, sua companheira no PSB, ele atraiu para si uma onda tsunâmica de críticas nas redes sociais, no Sindicato dos Municipários e na Câmara de Vereadores. 
        A imprensa do lado de cá da ponte retumbou o caso. Bingo! O secretário pediu para sair, evitando que o prefeito Vicente Pires (PSB) determinasse a demissão do colaborador. Epílogo da “crônica de uma morte anunciada”. Não me rejubilo com a forma da queda do secretário, que deveria ser o guardião da Segurança e dos Direitos Humanos no município. O grande “pecado” de Espíndola foi não observar a lição atribuída à “mulher de César”, que teria dito: “A esposa do imperador não pode apenas ser honesta. Precisa parecer honesta”. Ora, a postura do agente público, principalmente os do “andar de cima”, exige rigor com a liturgia do cargo. De outra parte, o fato de Airton Espíndola ter deixado de ser secretário não deve servir para que o governo dê por encerrada a questão. Eis que surge uma oportunidade de ouro para abrir profícuo debate envolvendo o papel da gestão da secretaria municipal da Segurança e Direitos Humanos. Chamar os mais amplos segmentos da coletividade para dialogar e colher sugestões já seria um bom começo para caminhar em direção à excelência nas tarefas atinentes à pasta.

Seguidores