Categorias

Pois é...

Incentivado pelos amigos, resolvi entrar na onda do blog. Este meio de expressão não tem pretensão maior no campo literário, por assim dizer. Desejo, tão somente, partilhar o olhar sobre os acontecimentos que observo ao derredor. Meu compromisso é com a informação, sem preconceito de natureza alguma.
Espero que os leitores participem deste espaço, enviando manifestações. Todas serão acolhidas com espírito democrático. Portanto, façam contato.



Criativus Centro de Dança, sob a direção da professora Lú Bento, comemora cinco anos de existência, superando expectativas. 
A festança será dia 14, a partir das 21h, no restaurante Bagattini  (Vila City Nova Fase) - Parada 50.


Novos Tempos, Velhas...
...Recomendações. Este é o título do livro que recebe lançamento nesta quarta-feira, às 20h, na Palavraria Livros & Café, em Porto Alegre, na Rua Vasco da Gama, 165. A obra, do psiquiatra Ignácio Paim Filho, que reside em Cachoeirinha, e da psicóloga Lísia Coelho, reforça os conceitos do pai da psicanálise, Sigmund Freud.


Jogo rápido

-O vereador Maurício de Medeiros (PMDB) sai na frente e lança a proposta de redenominação de alguns dos espaços geográficos do município. A palavra Vila deverá ser substituída por Bairro.


-Convenhamos, o termo vila traz em si o sentido de um "aglomeradozinho". Sugere local incipiente, com aspirações ainda irrealizadas. Bairro, ao contrário, firma-se como espaço absoluto.


-A proposta está em aberto, recolhendo as impressões da comunidade, como anunciou o autor do projeto aqui no Diário, semana passada. Caminho, aliás, natural e próprio, em se tratando de mudanças profundas em usos e costumes da população.


-Claro, nas redes sociais já existem posições controversas. Têm os que entendem que na cidade existem tantas outras carências a exigir as atenções e o trabalho de nossos representantes no Poder Legislativo Municipal.


-Mas, neste caso, o vereador Maurício está produzindo o que se espera de um vereador de verdade: provocando uma reflexão conceitual. Atitude elogiável, principalmente quando se sabe que alguns de seus pares se comportam, em boa parte do mandato, como se fossem meros despachantes de interesses privados.


-Não é por acaso o quase total desleixo, até aqui, da população, pelas chamadas "coisas da política". Também não é sem razão que as pesquisas de opinião indicam o desejo de mudança por parte dos eleitores mais atentos. 


-Tomara que as eleições de outubro se constituam em momento de "virar a mesa". Quem pouco ou nada fez de relevante precisa dar lugar a quem pretende fazer a diferença. Velhas e felpudas raposas perderam, faz muito, o brilho da pelagem.


-Tomara que das urnas saiam, pelo menos, alguns ungidos pelo voto popular em condições de pensar a cidade em seu conjunto. O legislador deveria ser como aquele sábio que, vez em quando, afasta-se do específico para ampliar o foco.


-Na antiga Grécia era costume entre os representantes dos cidadãos, vez por outra, migrar para os montes e lá ficar em reflexão sobre a vida na "polis". Entendiam eles que, de cima, distantes das razões cotidianas, poderiam, ausentes das paixões transitórias, pensar e propor o que era, de fato, relevante.

Seguidores