Categorias

Pois é...

Incentivado pelos amigos, resolvi entrar na onda do blog. Este meio de expressão não tem pretensão maior no campo literário, por assim dizer. Desejo, tão somente, partilhar o olhar sobre os acontecimentos que observo ao derredor. Meu compromisso é com a informação, sem preconceito de natureza alguma.
Espero que os leitores participem deste espaço, enviando manifestações. Todas serão acolhidas com espírito democrático. Portanto, façam contato.



A secretária municipal da...
...Cidadania e Assistência Social mandou acelerar os preparativos para o lançamento da Campanha do Agasalho 2012. Letícia Gomes quer mobilizar todos os segmentos da sociedade cachoeirinhense para que a iniciativa supere as melhores expectativas em volume de arrecadação.


E a reforma em nossa futura Casa de Cultura, quando vai sair do papel? Por certo, público e artistas estão ansiosos para que o lugar possa ser uma referência que nos faça estufar o peito de orgulho. Cultura também é qualidade de vida!


Jogo rápido

-No Brasil, parece que as coisas acontecem sem o mínimo de planejamento estratégico global. Veja-se o caso do anúncio das obras dos corredores metropolitanos, feito pela presidente Dilma Rousseff, na semana passada. São vias expressas para fluir mais rápido o trânsito de ônibus nas grandes cidades. No Rio Grande do Sul a faixa prevê passagem também pelo Vale do Gravataí. 


-Cachoeirinha está contemplada no bojo do projeto. O que vale dizer que logo mais teremos mais obras e, novamente, tranqueira na avenida Flores da Cunha. Faz pouco, vivemos a experiência do caos, neste particular. Claro, ninguém pode ser contra o progresso e o desenvolvimento, mesmo em face de incômodos e transtornos temporários. Não é esta a questão que se impõe, mas o fato de não existir planejamento em sintonia fina com as outras esferas de governos estadual e federal na hora da intervenção em questões estruturais de longo prazo. 


-Perde-se tempo, gastam-se volumosas somas de recursos públicos com falta de otimização e a população sofre enorme e desnecessária carga de estresse.


-E por falar em transporte... Pelo andar dos acontecimentos parece, mesmo, que as lotações da ATLC vão perder a contenda judicial para Stadtbus. Sem as "vermelhinhas" circulando a empresa ganhadora da concorrência pela prestação do transporte coletivo em Cachoeirinha assume o serviço em sua totalidade.


-Mas já começou a choradeira pelo aumento das passagens. A alegação é que o valor cobrado até aqui causa desequilíbrio nas contas da empresa. Veladamente, existe a possibilidade de cair a qualidade no atendimento à população, caso não haja reajuste nas tarifas.


-Pode até que a empresa tenha razão no pleito. Inobstante, em tão pouco tempo de operação, a abordagem apresenta-se com certo viés de golpismo. Soa como se a Stadtbus, depois de aqui chegar, com pompas e circunstâncias, não estivesse totalmente inteirada da realidade das perdas e ganhos que teria.


-Ora, convenhamos, somente os tolos acreditariam que uma empresa com tamanha estrutura não saberia como a operação se comportaria no campo da receita e despesas. Então não fizeram uso de ferramentas científicas para a prospecção do mercado onde iriam ingressar? Por favor, conte outra.

Seguidores