Categorias

Pois é...

Incentivado pelos amigos, resolvi entrar na onda do blog. Este meio de expressão não tem pretensão maior no campo literário, por assim dizer. Desejo, tão somente, partilhar o olhar sobre os acontecimentos que observo ao derredor. Meu compromisso é com a informação, sem preconceito de natureza alguma.
Espero que os leitores participem deste espaço, enviando manifestações. Todas serão acolhidas com espírito democrático. Portanto, façam contato.


Sindicato dos Logistas de...
 
...Cachoeirinha faz intensa programação para o Dia Internacional da Mulher, nesta quinta, dia 8. Em parceria com empresas locais, promove encontro e atividades multidisciplinares das 15h às 19h nos espaços do Mercato Caffé. Adival Rossato, presidente, promete "arrebentar a boca do balão".

Festiva Tropical. É hoje à noite no sítio de Tarcísio e Alice Borba. Por lá, os rotarianos vão receber nos quadros da entidade benemérita, com atuação em diversos países, a nova companheira de jornada, Viviane Guertzenstein Curvello. Com Alice e Tarcísio como anfitriões a noitada será um "mimo" dos céus aos convidados. O casal é imbatível neste quesito.

De Pessoa a Lorca

--------A poesia é uma espécie de refrigério para alma. Diante dela não há quem fique impassível. 
Do erudito ao iletrado, por assim dizer. 
-------Ela é direta como o raio em noite de tempestade. E também chega de forma sorrateira e sutil, qual guerrilheiro rompendo a ordem estabelecida. Ninguém, a rigor, está imune aos seus efeitos lúdicos. 
-------O poeta, dizem alguns, é uma espécie de "médium" dos deuses, que dele se apossam para transmitir aos humanos as sensações do etéreo, lugar das sutilezas, onde as formas apontam para além dos limites do provisório. 
Já Fernando Pessoa, um dos maiores da língua portuguesa, disse que o "poeta é um fingidor. Que finge tão completamente que chega a fingir que é dor, a dor que deveras sente". 
No domingo fui apresentado, digamos, para Federico Garcia Lorca. 
Um dos grandes de "Terras de Espanha". 
-------Momentos de pura emoção no Teatro do Sesc, em Porto Alegre. José Mauro Brant, um ator monumental, solito no palco, segurou a casa lotada por mais de hora, encarnando Lorca, a dizer de sua existência e de como percebia o mundo. O seu mundo, que é o mundo da sensibilidade poética. 
-------Da capital dos gaúchos, foi perfeitamente possível ir para Granada, de Lorca, transitar pelas ruelas da cidade milenar, visitar casarios, campos, montanhas e vales.
E sua gente humilde, a quem Federico observava com o olhar dos que se importam com os "sem importância". 
-------Por momentos desta grandeza é que percebo, outra vez, como Pessoa estava coberto de razão ao afirmar que "tudo vale a pena se alma não for pequena". 
Na poesia, doravante, tenho mais uma paixão. 
Os escritos de Federico Garcia Lorca. 
Preciso, de qualquer forma, dedicar mais tempo para eles. 
Minha alma carece deste refrigério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores