Categorias

Pois é...

Incentivado pelos amigos, resolvi entrar na onda do blog. Este meio de expressão não tem pretensão maior no campo literário, por assim dizer. Desejo, tão somente, partilhar o olhar sobre os acontecimentos que observo ao derredor. Meu compromisso é com a informação, sem preconceito de natureza alguma.
Espero que os leitores participem deste espaço, enviando manifestações. Todas serão acolhidas com espírito democrático. Portanto, façam contato.


A professora e escritora Ana Michel prepara um novo livro de poesias e crônicas. Tem varado madrugadas escrevendo e selecionando textos para completar a obra. Se tudo der certo, o lançamento será na feira do livro de Porto Alegre, no espaço reservado para os autores de Cachoeirinha. 


Na semana passada...
...a primeira dama do município arregaçou as mangas e foi par-ticipar da entrega de donativos para famílias flageladas. Acom-panhou uma equipe da secre-taria de Cidadania e Assistência Social. A professora Sueli Pires não brinca em serviço. Com ela não tem lado ruim. 

Jogo rápido

-Na semana passada o confronto entre a Brigada Militar e tripulantes de um carro roubado resultou na morte do condutor do veículo. O corpo da vítima ficou estendido por horas numa praça da região central de Cachoeirinha.


-Fato corriqueiro nas vilas, com suas ruelas e becos por onde transitam pessoas de bem e de toda a espécie, a situação chama mais atenção quando acontece em bairros de classe média. E, aí, as opiniões se dividem a respeito do caso.


-Não faltam os que se apiedam com o destino do morto e da família enlutada. De outra parte, estão os que acreditam não ser, o caminho do crime, a solução para os problemas de sobrevivência social. E dizem: "Antes ele do que um trabalhador honesto e com filhos para criar".


-Seja como for, o fato é que as mazelas sociais e psicopatias individuais estão saindo dos "guetos" e espraiando-se por toda parte. Não existe este ou aquele território. É zona geral, no sentido promíscuo do termo.


-A saída é ação governamental. Inves timentos em educação, saúde e segurança... -Entre outras iniciativas, como recreação, lazer, desporto e cultura para a juventude. -Fora desta perspectiva não há solução. E não adiantarão blindados, cercas elétricas e parafernálias de monitoramento eletrônico. 


-Claro, os bons exemplos deveriam "vir de cima". Mas o que se lê, ouve e vê apontam para desvios de recursos públicos. Roubalheira grossa em todos quadrantes. De Norte a Sul. E raramente os ladrões de colarinhos brancos, ternos bem cortados e com dinheiro para contratar advogados caros vão parar na cadeia.

-Pois, é esta banda podre que serve de exemplo negativo para os marginais chinelões. Ora, se o "doutor" pode, eu também. E aí não adianta tranca de ferro em porta arrombada. É preciso cambiar a cultura e estabelecer uma nova ordem comportamental.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores