Categorias

Pois é...

Incentivado pelos amigos, resolvi entrar na onda do blog. Este meio de expressão não tem pretensão maior no campo literário, por assim dizer. Desejo, tão somente, partilhar o olhar sobre os acontecimentos que observo ao derredor. Meu compromisso é com a informação, sem preconceito de natureza alguma.
Espero que os leitores participem deste espaço, enviando manifestações. Todas serão acolhidas com espírito democrático. Portanto, façam contato.


JOGO RÁPIDO


- Quanto mais homens e máquinas rasgam o asfalto da Flores da Cunha para a sua revitalização tanto mais crescem as queixas dos precisam transitar pela principal avenida de Cachoeirinha, por onde circulam mais de cem mil veículos por dia.

- Não tem remédio. Durante a maior parte do tempo em que durarem as obras a situação não tem como melhorar. Faltam vias alternativas para o escoamento do tráfego na cidade. Por longo tempo as autoridades discutiram a construção das chamadas perimetrais Norte e Sul. Tais alternativas não saíram do papel.

- Mas este problema de tranqueira em função das obras de revitalização é bom. Significa que os atrasos serão por tempo determinado. O melhor está por vir, que é a própria revitalização e melhoria da fluidez do trânsito.

- A verdade é que a obra não poderia mais ser adiada. A avenida, que é uma espécie de shopping a céu aberto no município, já estava em franco processo de degradação. Uma buraqueira de cabo a ramo. Risco para o patrimônio e a vida dos transeuntes. Apesar dos contra tempos, atrasos e irritações que causa, a obra precisa ser recebida como uma coisa boa. Hora de paciência e tolerância. Não tem jeito.

- Pontos para o prefeito Vicente Pires, que inaugurou no sábado o Centro Terapêutico Reviver, lugar destinado para acolhimento aos dependentes químicos. Sem dúvida, um espaço de saúde pública que deverá se tornar referência positiva e exemplo a ser seguido por outros municípios do Rio Grande do Sul.

- Queiramos ou não a sociedade é também responsável por suas mazelas. A rigor, todos nós temos a ver com tudo o quanto nos cerca. Via de regra, pleiteamos usufruir dos benefícios que geramos. Bradamos por nossos direitos à saúde, educação, segurança e demais itens que devem proporcionar qualidade às nossas vidas.

- De outra parte, também somos responsáveis por participar da busca por soluções dos problemas que não nos agradam: a destinação do lixo, a drogadição e a segregação social dos infratores.


- Portanto, em boa hora a prefeitura de Cachoeirinha investe em medidas concretas de atendimento em saúde pública. Falta melhorar os postos nos bairros? Claro que sim. Falta melhorar o atendimento no Hospital Padre Geremias. Falta, e muito. Mas, é preciso reconhecer que foi dado um passo grande, ousado e histórico por parte do Chefe do Poder Executivo. Neste particular, palmas para ele.

Um comentário:

  1. Robertinho, não sei o motivo da tua colocação: "O melhor está por vir, que é a própria revitalização e melhoria da fluidez do trânsito."
    Revitalização sim, mas fluidez no trânsito certamente não ocorrerá.
    Medidas alternativas e inteligentes devem ser tomadas, urgentemente.
    É Preciso fazer um grande terminal de ônibus na zona norte, onde as linhas dos bairros e de gravataí seriam obrigadas a transferir os passageiros para um grande ônibus que seria o único a transitar na Av. Flores da Cunha/POA.
    Também é preciso mudar o conceito de transporte. Precisamos de ciclovias e ônibus de qualidade (conhece alguém feliz com o serviço prestado pela Vicasa/Transcal? cadê a prefeitura fiscalizando a concessão?), além da entrada pela Free Way via Av. Papa João XXIII.
    Quem sabe algum economista possa calcular quanto dinheiro a sociedade perde com horas de profissionais parados do trânsito da Flores da Cunha? E algum ecólogo possa calcular a poluição e seus efeitos na saúde...
    Assim não dá!

    ResponderExcluir

Seguidores