Categorias

Pois é...

Incentivado pelos amigos, resolvi entrar na onda do blog. Este meio de expressão não tem pretensão maior no campo literário, por assim dizer. Desejo, tão somente, partilhar o olhar sobre os acontecimentos que observo ao derredor. Meu compromisso é com a informação, sem preconceito de natureza alguma.
Espero que os leitores participem deste espaço, enviando manifestações. Todas serão acolhidas com espírito democrático. Portanto, façam contato.


JOGO RÁPIDO

1 – Impressionante a falta de filtro dos partidos políticos na escolha de alguns de seus candidatos. No horário eleitoral não é incomum o telespectador se deparar com figuras bizarras tagarelando baboseiras na telinha.

2 – Claro, não faltarão os que entendem que é melhor assim do que a falta de liberdade de expressão, em regime de exceção. Inobstante, é por causa da irresponsabilidade partidária que os cidadãos estão cada vez menos crédulos no modelo institucional de nossa democracia representativa.

3- Falando sério: Quem, neste quadro, se arrisca a deixar os negócios privados para se dedicar às causas públicas? Enquanto não acontecer uma profunda reforma partidária, continuaremos, a cada eleição, nos deparando com personagens bufos a pedir votos e fazer promessas que jamais serão cumpridas.

4- Trocando de assunto. Depois de dias e dias de chuva, o domingo amanheceu com céu de brigadeiro, por assim dizer. Perfeito para cair na estrada... Foi exatamente o que fiz. Rumei para a região de colonização alemã, no Vale dos Sinos. Fui parar em Dois Irmãos e Ivoti, onde sensação é de que se está em outro país.

5- Tudo tão perto e distante, a um só tempo. O povo de pele clara, olhos azuis e sotaque carregado “avisam” de são de outra cepa. Mas os “avisos” também estão na culinária e no cuidado com os bens públicos. As duas cidades parecem competir em limpeza e organização.

6- Fiquei observando a qualidade casas, jardins, calçadas e as ruas. Tudo, impecavelmente, em harmonia e perfeito estado de conservação. Dá gosto perambular de um canto para outro, pelo simples prazer de andar e admirar o que é perceptível aos olhos.

7- Será que um dia Cachoeirinha alcançará tal nível de “desenvolvimento”? Onde nos perdemos na história, a ponto de não termos sequer calçadas minimamente decentes para transitar?

8- Estamos situados de forma privilegiada na chamada Grande Porto Alegre. Em 2014 teremos a Copa do Mundo e pretendemos ser um dos pólos de atração para milhares de turistas dos quatro cantos do mundo que virão para a região em função do futebol. Que vamos oferecer a esta gente?

9- O desafio é imenso. Se não dermos um enorme salto de qualidade e não nos prepararmos de verdade para um evento desta grandeza, permaneceremos como estamos: na sola dos sapatos dos sapateiros do Vale dos Sinos, que transformaram a região num pedacinho da Europa. Palmas para eles!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores